Projeto que forma jovens artistas recebe saxofone tenor e violino infantil de casal bauruense

 A ABDA Filarmônica, braço musical da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), recebeu ontem (22/4) mais um integrante para sua família de instrumentos. Trata-se de um saxofone tenor modelo 25 da Yamaha.

O belíssimo instrumento de sopro, produzido no Japão, é uma doação do abnegado casal Renata Maia e Luiz Eduardo Alvarez que, em março, já havia surpreendido a ABDA Filarmônica coma doação de um gracioso violino 1/8, utilizado no aprendizado por crianças. “Entre os violinos, há tamanhos diversos que variam de acordo com o tamanho da pessoa que vai tocar o instrumento. O que define o tamanho do violino é o comprimento do braço. Conforme a criança cresce vai mudando para um instrumento maior”, explica o professor Luciano Manduca.

O saxfone tenor modelo 25 é um instrumento da linha estudante da Yamaha

O saxfone tenor modelo 25 é um instrumento da linha estudante da Yamaha

O saxfone tenor doado ontem é um instrumento da linha estudante da Yamaha. “Ele é um pouco mais pesado do que o sax alto, porém ambos são usados no aprendizado. A diferença entre os dois instrumentos é que o sax alto tem um som mais agudo enquanto o sax tenor é mais grave. Eles têm a mesma digitação, só muda o timbre”, explica o professor Tiago Barretta.

O aluno da turma de sopros Vitor Bizerra foi o primeiro a testar o novo instrumento e aprovou. Já o violino 1/8, “mascotinho” da família das cordas, encantou os alunos da turma do professor Manduca, no dia que chegou ao novo lar, para fazer companhia aos outros parentes violinos, viola, violoncelo e contrabaixo (maior de todos da família).

Violino 1/8 é o “mascotinho” da família das cordas que conta ainda com viola, violoncelo e contrabaixo (maior de todos)

Violino 1/8 é o “mascotinho” da família das cordas que conta ainda com viola, violoncelo e contrabaixo (maior de todos)

A ABDA Filarmônica é uma das atividades oferecidas pela ABDA em parceria com o escritório Abramides Gonçalves Advogados. Em 2019, o projeto musical está expandindo as aulas gratuitas com aquisição de novos instrumentos e parceria com a Instituição Toledo de Ensino (ITE), que cedeu salas para a ABDA Filarmônica.

Além disso, o projeto segue aberto a doações. Quem tiver algum instrumento em boas condições que por algum motivo não usa mais e quiser doar à ABDA Filarmônica pode entrar em contato pelo e-mail contato@abdabauru.com.br ou pelo telefone (14) 3202-9259. Parado, o instrumento não cumpre sua função. Nas mãos das crianças e com a devida orientação dos professores, ele pode ajudar a formar um grande artista. Faça sua doação e seja você também um incentivador desse projeto.

destacada_doacao_de_instrumentos