Iniciativa encabeçada pela ABDA busca unir os clubes em prol da manutenção do esporte

Devido à pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, o ano de 2020 se tornou atípico para o esporte, com competições suspensas e adiadas. Com o controle gradual da transmissão do vírus, algumas competições foram retomadas com protocolos de cuidados sanitários.

Mas, diante da falta de perspectiva de competições no calendário oficial para a base do polo aquático, a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) resolveu se unir a outros grandes clubes da modalidade e criou a Copa União. “O intuito da Copa União é promover o esporte. A iniciativa e toda a organização são da ABDA, inclusive com ajuda na alimentação, alojamento e transporte interno das equipes na cidade”, contou o técnico Alexandre Dezani.

Ritmo de jogo – A Copa União será realizada nas categorias sub-14 misto, sub-16 e sub-18 masculino e feminino, seguindo protocolos de segurança sanitária. Participarão da competição times da ABDA, Sesi, Clube Paineiras do Morumby (CPM), Club Athletico Paulistano (CAP) e Clube Internacional de Regatas (Santos). Este último, participando apenas dos jogos na categoria sub-16.

Apesar de não ter validade no calendário oficial do polo aquático, a competição traz de volta o ritmo de jogo aos atletas que ficaram muitos meses sem campeonatos, mas mantiveram seus treinos de modo adaptado.

A premiação com troféus e medalhas confeccionados em acrílico ficou a cargo da ABDA e foi toda personalizada, pensando em valorizar os atletas de polo aquático. Haverá ainda premiação para artilheiro, melhor goleiro e melhor jogador (MVP) em todas as categorias.

Troféus da categoria sub-14 que é mista; na sub-26 e sub-18, troféus específicos para masculino e feminino

Troféus da categoria sub-14 que é mista; na sub-26 e sub-18, troféus específicos para masculino e feminino

As datas previstas para a realização dos jogos da competição são:

  • Copa União Sub-14 misto – de 9 a 14 de novembro
  • Copa União Sub-18 feminino – de 9 a 14 de novembro
  • Copa União Sub-18 masculino – de 25 a 29 de novembro
  • Copa União Sub-16 masculino e feminino – de 3 a 6 de dezembro
Medalhas e troféus foram confeccionados com todo cuidado nos detalhes

Medalhas e troféus foram confeccionados com todo cuidado nos detalhes e já estão aguardando os campeões

Outras competições – Ainda neste ano, estão previstas outras competições na Arena ABDA. Entre os dias 18 e 22 de novembro, será realizado o Brasil Open, campeonato organizado pela Liga Polo Aquático Brasil (PAB) e, entre 9 e 13 de dezembro, acontece o HaBaWaBa Brasil, maior festival de polo aquático infantil do mundo criado pela Waterpolo Development e realizado pela ABDA pela primeira vez na América Latina.

destacada