Logo ABDA

RETROSPECTIVA 2019: ABDA se firma como grande potência do polo aquático

RETROSPECTIVA 2019: ABDA se firma como grande potência do polo aquático
Polo Aquático Data da publicação22/12/2019

Em 2019, Bauru colecionou títulos nacionais e brasileiros em várias categorias, fortalecendo cada vez a sua base
Em 2019, a Associação Brasileira de Desportes Aquáticos (ABDA) manteve sua trajetória de vitórias, consolidando-se como potência nacional nas categorias de base e disputando de igual para igual no adulto, apesar de ter times composto por atletas ainda bastante jovens.

Os times da ABDA e da Sociedade Hípica de Bauru (SHB), equipe mantida pela associação, conquistaram títulos nas várias categorias disputadas em campeonatos estaduais e nacionais, no masculino e feminino.

Na categoria sub-14, ABDA foi heptacampeã no Campeonato Paulista Sub-14 misto, campeã do Torneio Interclubes Sub-14 misto e Campeonato Brasileiro masculino. Também foi vice-campeã da Copa São Paulo Sub-14 Misto e ficou em 3º lugar no Brasileiro feminino, cujo título ficou com o time da SHB. A jovem equipe da Hípica contava inclusive com uma atleta de apenas 9 anos de idade com excelente atuação.

Maiah Nascimento, de apenas 9 anos, foi campeã brasileira sub-14 Maiah Nascimento, de apenas 9 anos, foi campeã brasileira sub-14


Na categoria sub-16, no masculino, ABDA foi campeã da Copa São Paulo, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro enquanto SHB foi vice-campeã da Copa São Paulo. No feminino, ABDA ficou em 3º lugar no Paulista e 4º lugar na Copa São Paulo. SHB foi campeã do Paulista, vice-campeã da Copa São Paulo e 3º lugar no Brasileiro.

Atletas comemoram com técnico Emerson Martins o título brasileiro sub-14 masculino Atletas comemoram com técnico Emerson Martins o título brasileiro sub-14 masculino


Na categoria sub-18, no masculino, ABDA foi campeã do Campeonato Paulista e 3º lugar na Copa São Paulo. SHB ficou com a 5ª colocação no Paulista. No feminino, ABDA venceu a Copa São Paulo e Campeonato Paulista. SHB foi vice-campeã do Paulista e 3º lugar na Copa São Paulo.

Atleta Thiago Wesley Ferreira foi um dos destaques na categoria sub-20 Atleta Thiago Wesley Ferreira foi um dos destaques na categoria sub-20


Na categoria sub-20, no masculino, ABDA foi vice-campeã do Campeonato Paulista e do Brasileiro. No feminino, ABDA conquistou o título do Brasileiro enquanto SHB ficou em 3º lugar.

Na categoria adulto, no feminino, ABDA foi campeã da Copa São Paulo e 3º lugar no Campeonato Paulista. No masculino, ABDA ficou em 4º lugar no Paulista.

Convocações - Além das conquistas nos campeonatos, desde 2015, a ABDA tem se destacado com a convocação de atletas para compor times da seleção brasileira de polo aquático. Em 2019, não foi diferente.

Na Copa UANA, 3 atletas da ABDA foram convocadas para compor o time adulto feminino. O Brasil ficou em 3º lugar na competição.

Brasil foi campeão masculino e feminino no Campeonato Sul-Americano Juvenil, no Chile Brasil foi campeão masculino e feminino no Campeonato Sul-Americano Juvenil, no Chile


Para o Campeonato Sul-Americano Juvenil, no Chile, foram 9 convocações, sendo 5 atletas femininos e 4 masculinos, além do técnico Emerson Martins. Na competição, o Brasil foi campeão masculino e feminino.

A ABDA teve duas atletas na seleção brasileira que conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2019, no Peru. No Pan Sub-17, disputado em Trinidad e Tobago, foram mais 8 convocações, 4 atletas do feminino e 4 do masculino, além do técnico Emerson Martins. O Brasil foi vice-campeão no masculino e 4º lugar no feminino.

No Mundial Sub-20 feminino, em Portugal, o Brasil terminou na 11ª colocação. A atuação das 4 atletas convocadas da ABDA foi muito importante, com diversos gols marcados. Para o Mundial Sub-20 masculino, ABDA teve um atleta convocado, marcando importantes gols para o Brasil na competição.

Habawaba ? Desde 2011, a ABDA envia crianças para participar do Festival Internacional Habawaba, principal evento do polo aquático infantil mundial, na Itália. Em 2019, a equipe sub-11 ficou entre os nove melhores times do mundo, a melhor colocação da história da ABDA na competição.

Outra conquista da ABDA foi o contrato firmado para trazer o Habawaba para o Brasil. A primeira edição do evento, na Arena ABDA, ocorrerá em dezembro de 2020.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web