Logo ABDA

Na Itália, ABDA comprova importância de investir no futuro de uma melhor sociedade

Na Itália, ABDA comprova importância de investir no futuro de uma melhor sociedade
Polo Aquático Data da publicação19/06/2019

Pondo em prática proposta do Projeto Futuro, equipe sub-11 vence times tradicionais do polo aquático
Desde 2011, ano de sua fundação, a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) envia seus atletas de base para participarem, em Lignano Sabbiadoro, na Itália, do Festival Habawaba, o principal evento do polo aquático infantil mundial.

A competição que tem apoio da UNICEF é realizada anualmente e reúne equipes das melhores agremiações esportivas de 16 países. Em 2019, no total, 112 times estão na disputa na categoria da ABDA, a Under11.

Projeto Futuro - Ano a ano, a participação da ABDA no Habawaba evolui, comprovando a eficácia da proposta do Projeto Futuro de utilizar o esporte como ferramenta para transformar a vida das crianças, criando oportunidades de crescimento e perspectiva de futuro.

Hoje (19/6), a ABDA teve mais uma prova de que vale a pena investir na preparação da base e incentivar a evolução das crianças, fazendo com que elas sigam confiantes em si mesmas e vislumbrem um futuro melhor. O time sub-11 da ABDA venceu 3 jogos hoje, dois deles contra agremiações muito fortes e tradicionais do polo aquático, se tornando motivo de orgulho para toda a equipe multidisciplinar que atua na preparação dos atletas.

No início do dia, a ABDA venceu o time húngaro Tatabanya por 10 a 7, depois venceu por 8 a 3 o italiano Aqavion, campeão da última edição do festival, e fechou a rodada vencendo o Pont de Claix por 8 a 0. Com os resultados, a ABDA encerrou a 1ª fase do Festival Habawaba na segunda colocação da chave. Agora, serão formados novos grupos e ABDA segue na disputa na primeira divisão da competição que termina no dia 23 de junho. Em 2018, a equipe sub-9 da ABDA foi campeã da segunda divisão.

A ABDA participa este ano do Habawaba com 14 atletas da equipe sub-11, nascidos em 2008, acompanhados das professoras Carolina Lioni, Gabriela Sanches e Janaína Parra Grossi. Todos os jogos têm transmissão ao vivo pela página da ABDA no Facebook.

Oportunidades ? O Festival Internacional Habawaba é um celeiro de grandes chances no polo aquático. Muitos dos treinadores das equipes que estão na disputa são ex-jogadores e campeões olímpicos. Além da possibilidade da vivência dos atletas de base com grandes nomes da modalidade, fica evidente a oportunidade de crescimento individual.

Um exemplo da importância de se investir na base do esporte é o time da Grécia que foi campeão mundial com atletas nascido em 2000. A base dessa seleção grega fazia parte do time campeão do Habawaba em 2011, ano em que a ABDA iniciava sua participação no festival.

Muitos atletas da ABDA que fizeram parte das primeiras equipes a irem para o Festival Habawaba hoje são convocados para compor seleção brasileira e já colecionam títulos de campeões brasileiros, sul-americanos e também importantes conquistas escolares. É o caso de Luan Barbieri, goleiro da ABDA que participou da edição 2011 do Habawaba. O atleta, além de se destacar no polo aquático, foi aprovado em 2019 no concorrido concurso público da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), ficando em 12º lugar dentre os cerca de 17 mil inscritos na prova.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web