Logo ABDA

Brasão da ABDA Filarmônica guarda significado nos detalhes

Brasão da ABDA Filarmônica guarda significado nos detalhes
Filarmônica Data da publicação14/09/2020

União entre letras e notas musicais fixa objetivo principal do projeto, a criação da Orquestra

Em 2018, o brasão da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) ganhou um ?irmão?: o brasão da ABDA Filarmônica, braço musical da entidade, criado em 2017, em parceria com o escritório de advocacia Abramides Gonçalves.

Além da beleza estética, o brasão da ABDA Filarmônica guarda significado em cada detalhe. O logotipo foi criado como uma proposta de substituição ao antigo Pró-Música. A ideia do novo desenho é fixar o objetivo principal do projeto, a criação da Orquestra ABDA Filarmônica, que fez sua primeira apresentação no final de 2019 e segue em formação.

As cores branco, azul e amarelo foram utilizadas seguindo o padrão do brasão institucional da ABDA, já bastante conhecido no meio esportivo. Além disso, coincidentemente, o azul também é a cor da pedra safira, usada nos anéis de formatura dos cursos de Música. A cor representa concentração, criatividade e tranquilidade.

Evolução do logotipo da área musical da ABDA até chegar ao atual ABDA Filarmônica Evolução do logotipo da área musical da ABDA até chegar ao atual ABDA Filarmônica
Musicalidade - E foi a partir da musicalidade que o novo símbolo nasceu. Idealizado por um dos professores do projeto e executado pela designer Aline Saneti, o brasão da ABDA Filarmônica contém letras desarticuladas que remetem à organização dos sons em diversas alturas. Essa forma lúdica de escrever também traz à lembrança, propositalmente, o universo infantil.

A designer relembra o processo de criação do logotipo que envolveu muitas conversas com o professor, rascunhos e testes até chegar ao layout final. ?Foi muito legal mergulhar no universo musical e ver o logotipo da ABDA Filarmônica nascer tão cheio de simbolismo?, conta Aline.

Na palavra ?filarmônica?, a figura musical da mínima foi utilizada para substituir a letra ?O?. Além disso, o acento circunflexo foi deslocado, como os símbolos comumente encontrados nas partituras musicais, que são utilizados quando o compositor tem intenção de destacar determinado som, dando ênfase à palavra.

ABDA em notas musicais - Outro detalhe é que o pentagrama ondulado na cor azul claro mostra a propagação  do som. As notas musicais tradicionalmente são identificadas por letras do alfabeto. Dessa forma A, B, C, D, E, F, G correspondem ao LA, SI, DO, RE, MI, FA, SOL. Atualmente, esses símbolos são utilizados amplamente nas cifras da música popular. Portanto, as notas utilizadas no logotipo da ABDA Filarmônica (LA, SI, RE, LA) formam a sigla ABDA. Esse motivo musical, reunindo as quatro notas e o ritmo descrito, também foi utilizado no ?Hino da ABDA Filarmônica?, composto por Jislaine Cristina dos Santos.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web