Logo ABDA

ABDA traz para Brasil e América Latina importante Festival HaBaWaBa

ABDA traz para Brasil e América Latina importante Festival HaBaWaBa
Polo Aquático Data da publicação08/08/2019

Bauru sediará em 2020 o mais importante evento de polo aquático para categorias de formação do mundo
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) acaba de firmar contrato com a Waterpolo Development (WPD) e trará para o Brasil a partir do próximo ano o Festival HaBaWaBa. O torneio é o mais importante evento de polo aquático entre crianças, para categorias de formação em todo o mundo, inclusive contando com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O polo aquático é um esporte olímpico de grande tradição e com interessante potencial para o desenvolvimento. Embora, em algumas áreas do planeta, esse esporte seja muito desenvolvido, em outras é menos e, em alguns países, ainda não é praticado. Por isso, o esforço da WPD para ampliar a visibilidade da modalidade nos 5 continentes.

No Brasil, o Festival HaBaWaBa contemplará inicialmente a categoria sub-13 misto e poderão participar equipes de toda a América Latina e até de outros continentes. A primeira edição do evento, realizada em Bauru (SP), na Arena ABDA, será entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2020. Mais detalhes sobre a realização do festival serão anunciados em breve.

Logo oficial do HaBaWaBa Brasil que será entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2020 Logo oficial do HaBaWaBa Brasil que será entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2020, em Bauru


?HaBaWaBa é uma sigla em inglês que significa ?Happy Baby Water Ball? simbolizando a alegria de uma criança em praticar ?o desporto que é jogado com a bola na água?. O primeiro festival ocorreu na Itália em 2008 e, até agora, foram realizadas 12 edições naquele país. A ABDA participa do HaBaWaBa na Itália desde 2011, ano de fundação da associação.

Além da Itália, o Festival HaBaWaBa já foi realizado na Espanha, Grécia, América do Norte e Ásia. Em 2020, chegará ao Brasil.

Aprendizado ? A WPD argumenta que a melhor maneira de atingir sua meta de expandir a base do polo aquático em todo o mundo é aproximar o esporte de crianças de 6 a 12 anos. Com isto em mente, nasceu a ideia do Festival Internacional HaBaWaBa, que ensina às crianças o verdadeiro valor ético do esporte. Por isso, a socialização e o respeito ao adversário são fatores predominantes no evento e a competição se transforma em um encontro entre diferentes culturas e grupos étnicos.

Nos eventos HaBaWaBa, as crianças conhecem os valores como trabalho em equipe, lealdade, sacrifício, ética e determinação, todos importantes para a construção do caráter. Elas também se relacionam com o Fair Play (expressão em inglês que significa modo leal de agir) e valores como honestidade, responsabilidade e respeito pelos adversários, companheiros de equipe e árbitros.

A WPD é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2006 por algumas das figuras mais importantes do pólo aquático mundial, como Ratko Rudic, Manuel Estiarte, Alessandro Campagna e outros vencedores olímpicos, mundiais e europeus de medalhas de ouro. Consultores multidisciplinares de alto nível também fazem parte.

WPD opera em plena conformidade com as competências e prerrogativas da Federação Internacional de Natação (FINA), de federações continentais e nacionais, com as quais se relaciona com projetos de colaboração construtivos e virtuosos que envolvem clubes.

A realização do Festival HaBaWaBa no Brasil faz parte dos esforços da WPD com objetivo de incluir o torneio no calendário oficial do polo aquático da FINA.

"Trazer o HaBaWaBa para a América Latina, no Brasil, é muito importante pois se trata do maior festival infantil de polo aquático do mundo. A filosofia de trabalho dos desenvolvedores é a mesma da ABDA, focada na formação e usando o esporte como ferramenta de educação, resgatando o direito de sonhar de nossas crianças. Essa conquista é fruto de nossa persistência, demonstrando que nada é impossível quando se age com comprometimento e amor", afirma Claudio Zopone, mantenedor da ABDA.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web