Logo ABDA

ABDA representa o Brasil em Mundial dominado por quenianas e etíopes

ABDA representa o Brasil em Mundial dominado por quenianas e etíopes
Atletismo Data da publicação30/03/2019

Com muita garra, Jeovana Santos concluiu a prova de 6km do Mundial de Cross Country e agora foca nas próximas competições
A atleta Jeovana Fernanda Santos e o treinador Neto Gonçalves da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) representaram o Brasil, neste sábado (30/3), no Campeonato Mundial de Cross Country, realizado na cidade de Aarhus, na Dinamarca.

Jeovana Fernanda disputou os 6km da categoria sub-20 e concluiu a prova na 91ª colocação. Entre as 4 atletas da equipe brasileira, ela foi a segunda melhor colocada. Como previsto, a prova foi dominada pelas atletas do Quênia e da Etiópia. A prova de 6km sub-20 foi vencida pela queniana Beatrice Chebet. A 2ª colocação ficou com a etíope Alemitu Tariku e, na 3ª colocação, ficou a também etíope Tsigie Gebreselama.

A atleta da ABDA imprimiu um ritmo muito forte no início para permanecer no pelotão da frente durante a prova e devido à dificuldade do percurso com muitas subidas sentiu bastante na última volta, perdendo várias posições.

"A Jeovana teve que colocar um ritmo muito forte, conseguiu se manter por um tempo no grupo, mas sentiu a intensidade e dificuldades da prova e completou na garra. Foi uma grande experiência para ela participar deste Mundial. Com certeza serviu de motivação para continuar trabalhando forte para evoluir cada vez mais, tendo em vista que a atleta busca índices nas provas de pista para o Campeonato Sul-Americano sub-20 e Panamericano sub-20?, explicou Neto Gonçalves, que atuou como técnico da seleção e é treinador de Jeovana na ABDA.

Jeovana Santos com o treinador Neto Gonçalves: experiência pela Seleção e retorno ao Brasil com foco nas próximas competições Jeovana Santos com treinador Neto Gonçalves: experiência pela Seleção e retorno com foco nas próximas competições


Jeovana já retorna aos treinamentos durante a semana, focando nas provas de pista, onde tem como objetivo conquistar os índices para o Campeonato Sul-Americano sub-20 e Campeonato Panamericano sub-20, além da preparação para o Campeonato Brasileiro sub-20, no final do mês de maio.

Com a ida pela seleção para a Dinamarca, a atleta da ABDA computou mais uma importante experiência no currículo, representando o Brasil no Exterior e levando o nome de Bauru para o mundo. ?Gostei muito de participar do Mundial de Cross Country. Foi uma prova duríssima onde tinham as melhores atletas do mundo inteiro, quenianas, etíopes, americanas entre outras. O percurso estava muito difícil, com várias subidas, lamas e areias. Porém, foi mais uma grande experiência poder participar de uma competição de alto nível como essa, uma alegria enorme em representar muito bem meu País, cidade, equipe, minha família e amigos?, declarou a atleta, acrescentando que irá continuar o trabalho focado em alcançar seus próximos objetivos.

Para o técnico Neto Gonçalves, também foi uma grande experiência e aprendizado atuar como treinador da Seleção no Mundial de Cross Country. ?Vamos seguir trabalhando focados com nossos atletas em Bauru, para que sempre possamos ter atletas se destacando e também representando o Brasil em competições internacionais", pontuou o técnico da ABDA, após a prova.

A Seleção Brasileira de Atletismo foi representada no Campeonato Mundial de Cross Country em Aarhus pelos atletas Jeovana Fernanda dos Santos, Letícia Bello, Maria Lucineida e Bianca Vitória Esquerdo, na categoria sub-20 feminino e, na categoria adulto masculino, os representantes foram Johnatas de Oliveira, Glenilson de Carvalho, André Ramos e Nicolas da Silva. Os treinadores da equipe brasileira foram Neto Gonçalves e Alex Sandro Lopes.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web