Prova de 6km foi definida nos momentos finais; equipe brasileira é campeã e estará na disputa, na Dinamarca, em março

A atleta da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) Jeovana Fernanda Santos conquistou hoje (23 de fevereiro) a 4ª colocação no Campeonato Sul-Americano de Cross Country, em Guayaquil, no Equador.

Jeovana disputou a prova na distância de 6km, na categoria sub-20. Ela foi convocada pela seleção brasileira após conquistar o título da Copa Brasil de Cross Country, no dia 27 de janeiro, no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.

A prova deste sábado, realizada no Parque Los Samanes, em Guayaquil,  no Equador, estava muito disputada do início ao fim e foi definida no último quilômetro. Jeovana participou da competição no bloco da frente com outras 6 atletas do primeiro pelotão durante todo a prova.

. Jeovana participou da competição no bloco da frente com outras 6 atletas do primeiro pelotão

Jeovana Santos esteve no pelotão da frente durante toda a prova neste sábado, no Equador

No final da acirrada competição, a primeira colocação ficou com uma peruana, o segundo lugar com uma colombiana e a terceira posição com a atleta chilena Laura Cunha, que chegou apenas 3 segundos à frente de Jeovana Santos.

Na classificação por equipes, a seleção brasileira foi campeã por pontos e carimbou o passaporte para o Mundial de Cross Country, em Aarhus, na Dinamarca, em março. Compõem a equipe brasileira, além de Jeovana Santos da ABDA, as atletas Letícia Almeida Belo, Bianca Vitoria Esquerdo e Maria Lucineida Moreira.

Equipe brasileira é composta pelas atletas Letícia Belo, Bianca Vitoria, Maria Lucineida e Jeovana Santos

Equipe brasileira é composta pelas atletas Letícia Belo, Bianca Vitoria, Maria Lucineida e Jeovana Santos

O técnico de atletismo da ABDA Neto Gonçalves participou de toda a preparação e comemora a excelente prova da atleta. “As principais dificuldades foram o calor e a umidade. Mesmo sem sol, o dia estava muito abafado e o piso bastante pesado e úmido, o que se tornou um desafio”, relatou o técnico, que acompanhou Jeovana Santos na viagem ao Equador.

Após a prova decidida no finalzinho e definida nos detalhes, a atleta da ABDA declarou estar muito feliz por ter conseguido dar o seu melhor e pronta para se preparar e representar novamente o Brasil no Mundial de Cross Country, na Dinamarca, em março.

jeovana_destacada