Projeto iniciou atividades em 2017 e conta atualmente com 350 alunos nas aulas de coral, musicalização e cordas

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) vem, desde 2010, contribuindo para a evolução de milhares de crianças, formando atletas e angariando conquistas nos esportes. Mas, o que muitos ainda não sabem é que, desde 2017, a entidade também mantém um projeto sem fins lucrativos voltado à música, com cerca de 350 crianças com idades entre 7 e 15 anos.

A ABDA Filarmônica foi idealizada pelo advogado Roberto Abramides, que expôs a ideia para o empresário Cláudio Zopone, mantenedor da ABDA. Juntos deram início a mais essa modalidade dentro do Projeto Futuro, nome de batismo da ABDA. A vertente musical tem o intuito de colaborar com a formação humana e cultural das crianças.

Início de tudo

A Filarmônica nasceu com o nome de Pró-Música, que depois foi alterado para melhor adequar à realidade do projeto. Atualmente as atividades estão divididas em: Musicalização, Canto Coral Infantil e Cordas.

As de Musicalização são realizadas com o xilofone, instrumento envolvente e divertido que trabalha com o “som da madeira”, uma espécie de piano percussivo. O responsável pela musicalização é o Prof. Tiago Barreta que utiliza o chamado “Método Orff”. “Primeiro é ensinado o ritmo e, depois, as notas musicais. As aulas de musicalização são importantes para a criança desenvolver a concentração e acabam contribuindo até para o aprendizado em geral”, explica o músico que também é responsável pelas aulas de flauta doce.

As aulas de Coral Infantil estão à cargo do Prof. Irandi Fernando Daroz. Para 2019 a novidade é o Coral Juvenil, segundo o maestro, este grupo tratará especificamente da muda vocal, que é comum à idade.

Há ainda as aulas de Cordas (viola, violino e violoncelo), ministradas pelo músico Luciano Manduca. O naipe de Cordas é o primeiro na formação da Orquestra ABDA Filarmônica. Esses instrumentos  são relativamente difíceis na técnica, afinação e sonoridade portanto, portanto, é requisito para o aluno ter cursado uma das atividades anteriores no período de 1 ano e demonstrar habilidade musical suficiente.

A ABDA Filarmônica conta também com a atuação da Profª Assistente Jislaine Cristina dos Santos e a Profª Colaboradora Artemis Rodrigues Fontana Lorenzetti – que contribui de forma voluntária na formação musical das crianças.

Professores Tiago Barreta, Luciano Manduca, Jislaine Cristina e Irandi Daroz

Professores Tiago Barreta, Luciano Manduca, Jislaine Cristina e Irandi Daroz

Evolução

As aulas são totalmente gratuitas e, assim como as atividades da ABDA Projeto Futuro, visam formar bons cidadãos. Na música ou nos esportes, a meta do projeto é mostrar à criança que ela pode se desenvolver e atingir seus objetivos. Prova disso, foi a recente apresentação de mais de 300 alunos que lotou o Anfiteatro Guilhermão da Unesp. O concerto impecável, com tão pouco tempo de estudos impressionou e emocionou o público.

Os pequenos artistas executaram sucessos da música clássica, como Mozart e Vivaldi; canções de pop e rock como “Despacito” (Luis Fonsi), “Chuva” (Falamansa), “Billie Jean” (Michael Jackson), “Crazy train” (Ozzy Osbourne) e “Close to you” (The Carpenters); além de grandes clássicos da MPB, como “O caderno” (Toquinho & Vinícius de Moraes) e “Garota de Ipanema” (Antônio Carlos Jobim).

A noite ainda teve seu ponto alto com a execução de uma linda homenagem realizada pelo coral de crianças e depois por toda a filarmônica reunida: o “Hino da ABDA”, canção com música e letra da professora Jislaine.

 

Novidades

Em 2019, a ABDA Filarmônica vai oferecer atividade de Coral Juvenil, aos sábados, das 14h às 17h, para alunos de 13 a 18 anos.

Entre outras novidades para o próximo ano, ainda estão aulas de piano, saxofone, clarinete, flauta transversal, violão, viola caipira e piano. Os detalhes para esses novos cursos, porém, estão sendo definidos.

 

SERVIÇO

As inscrições para as aulas gratuitas da ABDA Filarmônica são feitas na Arena ABDA, na Rua Fábio Geraldo, 3-50, Jardim Terra Branca, em Bauru, levando cópias de CPF, RG e comprovante de residência (dos pais) e de CPF ou RG dos alunos. Mais informações pelo telefone (14) 3202-9259.

 

 

ABDAfilarmonica_destacada