Nos Jogos Regionais, ABDA foi campeã do atletismo feminino e vice-campeã no masculino

Na última parte da retrospectiva dos acontecimentos do atletismo da Associação Brasileira de Desportes Aquáticos (ABDA) em 2018, serão apresentados os resultados obtidos em competições estaduais.

Os resultados conquistados em competições internacionais você confere aqui: destaques do atletismo em competições internacionais.

Os resultados conquistados em competições nacionais você confere aqui: destaques do atletismo em competições nacionais.

Campeonato Estadual sub-16 – São Bernardo do Campo-SP

No campeonato realizado em setembro, os principais destaques foram Ana Cecilia de Oliveira, medalha de ouro nos 75 metros e 250 metros; Allanys Rayssa, medalha de ouro nos 1000 metros e prata nos 1000 metros com obstáculos; Thalys Vinicius Goes, medalha de ouro nos 5000 metros da marcha atlética; Diogo Pereira, medalha de ouro nos 75 metros rasos; Ana Beatriz Trajano, medalha de bronze nos 1000 metros rasos e 1000 metros com obstáculos; e Ana Beatriz Aureliano, medalha de bronze no salto em altura.

Também se destacaram as atletas Isabelly Ramos, que conquistou a 5ª colocação nos 75 metros e nos 250 metros. No revezamento 4×75 metros, as equipes feminina e masculina conquistaram medalha de prata. A equipe feminina ainda conquistou o Troféu de vice-campeã na competição.

Campeonato Estadual Sub-20 – São Bernardo do Campo-SP

Na competição, realizada em maio, os principais destaques foram Jeovana Fernanda, campeã dos 3000 metros e 5000 metros; Guilherme Santos, medalha de ouro no Decatlo; e Cleverson Junior, medalha de bronze nos 400 metros.

A atleta Ana Livia do Livramento ainda conquistou a medalha de bronze nos 5000 metros e o revezamento 4×100 metros  masculino conquistou a medalha de bronze.

Campeonato Estadual Adulto – São Bernardo do Campo-SP

No mês de agosto, os principais destaques do Campeonato Estadual Adulto, foi Tatiana Morais, medalha de ouro nos 20000 metros da marcha atlética e Jeovana Fernanda Santos, medalha de bronze nos 3000 metros com obstáculos.

Jogos Regionais – São Carlos – SP

Nos Jogos regionais, em julho, a equipe feminina da ABDA conquistou o título e a equipe masculina foi vice-campeã.

Os principais destaques foram: Evellin Passos, medalha de ouro nos 1500 metros, 5000 metros e 10000 metros; Tatiana Morais, campeã dos 3000 metros da marcha atlética; Sabrina Monteiro, medalha de ouro nos 100 e 200 metros; Bruna Torqueti, medalha de prata nos 100 metros e bronze nos 200 metros; Isabela Pereira, medalha de prata nos 3000 marcha atlética; Débora Alves, medalha de prata no salto triplo; Jeovana Santos, medalha de prata nos 400 metros, 800 metros e 400 metros com barreiras; Allanys Moreira, bronze nos 800 metros; Esther Beatriz, bronze no Heptatlo; e os revezamentos 4×100 metros, ouro e o revezamento 4×400 metros com a prata.

A equipe masculina teve como destaque Cleverson Junior, ouro nos 400 metros, prata nos 200 metros e bronze nos 100 metros.  Ryan Nunes, ouro nos 800 metros e 400 metros com barreiras e bronze nos 400 metros rasos. Thalys Vinicius, prata nos 5000 metros da marcha atlética, Danilo Ordonis, medalha de bronze no salto com vara e o revezamento 4×100 metros, medalha de ouro.

Jogos Abertos do Interior – São Carlos-SP

Nos Jogos Abertos do Interior, em novembro, a equipe feminina da ABDA conquistou o Troféu de vice-campeã.

Os principais destaques na competição foram: Sabrina Monteiro, ouro nos 100 metros e bronze nos 200 metros; Jeovana Fernanda, ouro nos 1500 metros e prata nos 5000 metros; Tatiana Morais, ouro nos 3000 metros da marcha atlética; Evellin Passos, bronze nos 1500 metros; e o revezamento 4×400 metros, medalha de bronze com as atletas Allanys Moreira, Bruna Torqueti, Jeovana Fernanda Santos e Ana Beatriz Trajano.

Thalys Vinicius ainda conquistou a medalha de bronze nos 5000 metros da marcha atlética.

Jogos Abertos da Juventude – Franca-SP

Nos Jogos Abertos da Juventude, em abril de 2018, a equipe masculina da ABDA teve um excelente resultado, conquistando o titulo da competição.

Os destaques foram Leonardo Vinicius, campeão dos 5000 metros; Ryan Nunes, campeão dos 400 metros com barreiras; Guilherme Santos, campeão do salto triplo e prata nos 110 metros com barreiras; e Danilo Ordonis, com a medalha de prata no salto com vara.

No feminino, Jeovana Fernanda foi medalha de prata nos 5000 metros e Allanys Moreira, medalha de bronze nos 800 metros. a equipe feminina também conquistou a 1ª colocação no revezamento 4×100 metros e 4×400 metros, assim como a equipe masculina.

Jogos Escolares de SP – Americana-SP e Sertãozinho-SP

Nos Jogos Escolares de SP, as finais estaduais foram realizadas em duas sedes, a categoria 12-14 anos foi realizada em Americana. Isabelly Ramos foi campeã dos 250 metros e vice campeã nos 250 metros. Samuel Vinicius foi vice-campeão dos 1000 metros rasos e Ana Beatriz Aureliano conquistou a medalha de bronze.

Na categoria 15-17 anos, em Sertãozinho, Ana Cecilia de Oliveira venceu os 100 metros rasos, Ryan Nunes foi campeão dos 400 metros rasos e Diogo Pereira foi vice campeão dos 100 metros.

Isabelly Ramos, Samuel Vinicius, Ana Cecilia e Ryan Nunes foram convocados para representar a Seleção Paulista nos Jogos Escolares da Juventude em Natal.

Jogos Escolares Paralímpicos de SP – São Paulo-SP

Realizado em São Paulo, no Centro Paralímpico Brasileiro, o representante da ABDA na competição foi Rodolfo Henrique Prado, disputando na categoria sub-16, classes T20 e F20. Rodolfo foi campeão nos 250 metros e no salto em distância e ficou na 2ª colocação dos 1000 metros rasos.

Iniciação Esportiva

Os participantes das  equipes de iniciação da ABDA, com crianças e jovens entre 7 e 17 anos, participaram de diversas competições na temporada.

Foram participações em corridas pedestres em Bauru e região, competições regionais nas cidades de Pederneiras, Lucianópolis, Fernão e também participação da Liga do SESI em Santo André e do Circuito da Federação Paulista em São Bernardo do Campo e Campinas.

Houve ainda participação em competições Escolares e Festivais Internos e Abertos no Centro de Treinamento do Jardim Petrópolis. As competições deram a crianças e adolescentes a oportunidade de aprendizado, em ambiente esportivo e competitivo, de valores como ética, disciplina, comprometimento e honestidade, além da melhora na saúde, higiene pessoal, inclusão social e oportunidade de se desenvolver como atleta e se destacar na modalidade.

atletismo_jogos_regionais