ABDA teve 5 atletas no Troféu Brasil, maior competição do atletismo brasileiro, com bons resultados

Dando continuidade à retrospectiva dos acontecimentos do atletismo da Associação Brasileira de Desportes Aquáticos (ABDA) em 2018, a equipe também obteve bons resultados em competições nacionais, como Campeonatos Brasileiros, Troféu Brasil, Copa de Marcha, Copa de Cross Country e Jogos Escolares.

Os resultados conquistados em competições internacionais você confere aqui: Destaques do atletismo em competições internacionais.

Copa do Brasil de Cross Country – Bragança Paulista-SP

Na Copa do Brasil de Cross Country, realizada em Bragança Paulista, o destaque foi a atleta Jeovana Fernanda dos Santos, com a conquista da medalha de bronze nos 6km sub-20.

Na classificação por equipes, a equipe feminina da categoria sub-18, conquistou o Troféu de vice-campeã. Formaram a equipe Allanys Moreira, Ana Beatriz Trajano e Esther Beatriz. No masculino sub-18, a equipe conquistou troféu de 3º lugar, compondo a equipe estavam os atletas Ryan Nunes, Leonardo Vinicius e Vitor Machado.

Copa do Brasil de Marcha atlética – Sobradinho-DF

Na Copa do Brasil de Marcha Atlética, realizada em Sobradinho-DF, a atleta Tatiana Morais Pereira participou dos 10km sub-20 e conquistou a 4ª colocação. Nos 10km sub-18 masculino, Thalys Vinicius Fernandes Goes conquistou também a 4ª colocação.

Campeonato Brasileiro Sub-16 – Fortaleza-CE

No campeonato realizado no final do mês de setembro, o principal destaque foi a atleta Ana Cecilia de Oliveira, que conquistou duas medalhas de ouro. A atleta da ABDA conquistou a medalha de ouro nos 75 metros rasos e também o título Brasileiro nos 250 metros rasos.

Diogo Pereira conquistou  medalha de ouro nos 75 metros, fazendo uma excelente marca, que só não foi considerada Recorde Brasileiro da categoria, devido à velocidade do vento positivo estar acima do permitido para oficializar a marca, de 8.26 (+2.6). Ele também foi medalha de prata nos 250 metros rasos.

No revezamento 4×75 metros, a equipe masculina conquistou a medalha de prata com os atletas Diogo Pereira, Sivaldo Junior, Samuel Vinicius Santos e Rodolfo Henrique Prado. Também se destacaram a atleta Ana Beatriz Aureliano, 5ª colocada no salto em altura; Allanys Moreira, na 5ª colocação nos 1000 metros rasos e 7ª colocada nos 1000 metros com obstáculos; e Ana Beatriz Trajano, na 8ª colocação nos 1000 metros rasos.

A equipe de atletismo da ABDA terminou a competição com a 3ª colocação geral entre mais de 80 equipes participantes.

Campeonato Brasileiro Sub-18 – Recife-PE

A ABDA participou do Campeonato Brasileiro Sub-18, em Recife-PE, em maio. Na competição, Diogo da Silva Pereira conquistou a medalha de bronze dos 100 metros rasos e Ryan Nunes conquistou a medalha de bronze nos 400 metros com barreiras.

Também tiveram destaque na competição a atleta Allanys Rayssa Moreira que foi 4ª colocada nos 800 metros, Thalys Vinicius Goes, 5º colocado nos 10000 metros da marcha atlética, Ana Beatriz Trajano com a conquista da 6ª colocação nos 2000 metros com obstáculos, Débora Alves, 7ª colocada nos 100 metros rasos, e a equipe de revezamento 4×400 misto que ficou na 7ª colocação com os atletas Danilo Ordonis, Allanys Raissa Moreira, Ryan Nunes e Ana Beatriz Trajano.

Campeonato Brasileiro Sub-20 – Bragança Paulista-SP

Em junho, foi realizado em Bragança Paulista o Campeonato Nacional da categoria sub-20.  O principal destaque da ABDA foi a atleta Jeovana Fernanda Leopoldina, que conquistou 2 medalhas de ouro, nos 5000 metros e 3000 metros. Tatiana Morais foi medalha de bronze nos 10000 metros da marcha atlética. Também se destacou Cleverson Junior, 5º colocado nos 400 metros.

Campeonato Brasileiro Sub-23 – Porto Alegre-RS

Em abril, na competição realizada no Clube Sogipa, em Porto Alegre, o principal do destaque foi o revezamento 4×400 metros feminino, que conquistou a medalha de prata com as atletas Jeovana Fernanda, Bruna Torquetti, Sabrina Monteiro e Débora Alves. No revezamento 4×100 metros, a equipe feminina conquistou o 5º lugar.

Nas provas individuais, Jeovana Fernanda conquistou a medalha de bronze nos 3000 metros com obstáculos e a 5ª colocação nos 5000 metros. Tatiana Morais conquistou a medalha de bronze nos 20000 metros da marcha atlética.

Também se destacaram na competição, Cleverson Junior, que conquistou a 4ª colocação nos 400 metros, Sabrina Monteiro na 6ª colocação dos 100 metros rasos e 8º lugar nos 200 metros, Evellin Passos conquistou a 6ª colocação nos 10000 metros e 7ª colocação nos 3000 metros com obstáculos, Ana Livia Lopes do Livramento foi 8ª colocada nos 10000 metros.

Na classificação geral feminina, a equipe ficou na 5ª colocação.

Troféu Brasil de Atletismo – Bragança Paulista-SP

Em setembro, no Troféu Brasil de Atletismo, maior competição do atletismo brasileiro, a ABDA teve a participação de 5 atletas. O destaque principal foi a atleta Tatiana Morais, 4ª colocada nos 20km da marcha atlética. Jeovana Fernanda Santos conquistou a 5ª colocação nos 3000 metros com obstáculos eEvellin Passos conquistou a 8ª colocação na mesma prova.

Sabrina Monteiro competiu nos 100 metros rasos, terminando na 12ª colocação e o atleta Cleverson Junior conclui a participação nos 400 metros na 14ª colocação.

Seletiva Nacional da Gymnasiade – São Paulo-SP

No mês de março, a ABDA participou com 4 atletas da seletiva nacional do Gymnasiade, competição com participação de atletas de todo o Brasil na categoria sub-18 e que selecionou atletas campeões e vice-campeões para o Gymnasiade.

Diogo Pereira foi campeão dos 100 metros rasos e Esther Beatriz foi vice-campeã dos 1500 metros. Ana Beatriz Trajano conquistou a medalha de bronze nos 800 metros e Ana Cecilia de Oliveira foi 4ª colocada nos 100 metros.

Os atletas Diogo Pereira e Esther Beatriz foram convocados para representar o Brasil no Gymnasiade, realizado na cidade de Marrakesh – Marrocos.

Paralímpiadas Escolares – São Paulo-SP

Em novembro, o atleta Rodolfo Henrique representou o Estado de São Paulo nas Paralímpiadas Escolares, evento nacional para atletas escolares paralímpicos.

Disputando na categoria sub-16, nas classes T20 e F20, o atleta da ABDA conquistou 2 medalhas de ouro, nos 1000 metros e também no salto em distância. A performance do atleta nas provas ainda rendeu o Troféu de destaque da competição.

Rodolfo também foi convocado para participar de um Camping de Treinamento no Centro Paralímpico Brasileiro no final de janeiro.

Jogos Escolares da Juventude – Natal-RN

Em novembro, os atletas Isabelly Ramos e Samuel Vinicius Santos participaram dos Jogos Escolares da Juventude, na categoria 12-14 anos, e Ryan Nunes e Ana Cecilia de Oliveira, na categoria 15-17 anos.

Isabelly Ramos conquistou a medalha de prata nos 250 metros e a 5ª colocação nos 75 metros. Samuel Santos foi medalha de prata no revezamento 4×75 metros e 4º colocado nos 1000 metros.

Ryan Nunes conquistou a medalha de ouro no revezamento 4×400 misto e foi 4º colocado nos 400 metros. Ana Cecilia de Oliveira foi 6ª colocada nos 200 metros.

trofeu brasil de atletismo