Logo ABDA

ABDA é 5º colocada no Torneio Habawaba 2014

ABDA é 5º colocada no Torneio Habawaba 2014
Polo Aquático Data da publicação10/07/2016

A equipe Sub-11 da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) disputou entre os dias 22 e 29 de Junho o Torneio Habawaba Internacional, que reuniu 120 equipes de 16 países no maior evento de incentivo ao polo aquático do mundo, que ocorre todo ano na cidade de Lignano Sabbiadoro, na Itália.

Pela quarta vez consecutiva a ABDA está representando o Brasil nesta competição que reúne as melhores equipes da categoria Sub-11 de todo o mundo.

Na ultima quarta-feira, 25/06, a ABDA encerrou a primeira fase da competição invicta com a melhor campanha entre todos os grupos, com 5 vitorias, marcando 75 gols e sofrendo apenas 1 gol nestas partidas. As vitórias foram por 6 a 0 contra a equipe Crocodilo Posilipo, que havia sido campeã na edição de 2012 do Habawaba, 18 a 1 contra o Olímpia da Rússia, 17 a 0 contra o Marlin e também contra o Brescia, ambos da Itália.

Com estes excelentes resultados a ABDA iniciou na manhã da quinta-feira, 26/06, a segunda fase da competição, agora cruzando com adversários de outras chaves, o primeiro desafio foi a forte equipe Italiana do Rapala Nuoto, que protagonizaram o jogo mais duro da competição até o momento, com o placar sendo decidido apenas no ultimo minuto da partida com um gol do atleta Oliver Sudar, que garantiu a vitória para a ABDA por 6 a 5.

Na sexta-feira, 27/06, a ABDA disputou suas segunda e terceira partidas pela segunda fase do Habawaba 2014. O segundo jogo foi contra o Bergamo 2003, novamente um jogo difícil, em que a equipe da ABDA acabou saindo derrotada por 3 a 1, já na terceira partida a ABDA foi superior do começo ao fim e derrotou a equipe de Los Tiburones por 11 a 0.
A soma das ótimas campanhas da ABDA na primeira e segunda fase do Habawaba 2014 a garantiram entre as 32 primeiras colocadas da competição que foram disputar a Seria Principal, a Serie Ouro, no modelo de mata-mata, com a equipe que perde o jogo está fora da disputa.

Os jogos da Serie Ouro tiveram inicio na tarde da sexta-feira, e o  adversário da ABDA desta vez foi a equipe egípcia Heliópolis, muito forte fisicamente, iniciou a partida na frente, mas logo a ABDA conseguiu se recuperar e correr atrás no placar. O jogo foi definido pela tranquilidade dos atletas da ABDA, que no meio do 2º tempo estavam perdendo por 5 a 3, mas em um momento de forte marcação que não liberava espaço para a equipe egípcia, um dos atletas de Heliópolis atrasou a bola para o goleiro que acabou a empurrando para o fundo das redes e marcando contra. O gol contra da equipe de Heliopolis os deixou desestabilizados, e a ABDA aproveitou o momento para empatar o jogo.

Encerrada em 5 a 5 a partida no tempo normal, começou a cobrança de pênaltis, e logo o goleiro da ABDA mostrou que seria o grande nome deste jogo, Jhonatan Previlato, logo depois do atleta Diego Ribeiro marcar o primeiro tento, ele fechou o gol e empurrou para trave a bola do jogador de Heliópolis, na segunda cobrança Eduardo Cintra, capitão da ABDA, marcou com tranquilidade, já na cobrança de Heliópolis novamente Jhonatan cresceu, defendeu mais um chute e deixou a ABDA com 2 gols de vantagem no placar, o terceiro atleta da ABDA a cobrar foi Paulo Ricardo Oliveira, que também garantiu seu gol, deixando a missão para Jhonatan de fechar o gol e garantir a vitória da ABDA e a classificação para as 8º de final do Habawaba 2014, missão que Jhonatan cumpriu com maestria, saiu da água e novamente defendeu o chute do atleta egípcio, garantindo a vitória da ABDA por 3 a 0.

Com está vitória ficou garantida a classificação da ABDA para as 8º de final do Habawaba 2014, que iniciou no sábado, as 8:30 da manhã, horário local, 3:30 da madrugada, horário do Brasil, com pequena torcida na Itália, mas com muitos pais e amigos acordados no Brasil acompanhando os resultados da equipe ABDA pelas redes sociais, a equipe ABDA enfrentou o time italiano Sori.

O jogo entre a ABDA e Sori ficou marcando por uma ótima atuação da equipe brasileira, mas uma péssima atuação da arbitragem, que marcou 4 pênaltis contestáveis para a equipe italiana, mas a raça e o esforço dos atletas da ABDA superou todos os obstáculos e venceu a equipe de Sori por 5 a 4, e se classificou para a disputa das quartas de final do Habawaba.

A partida valida pelas quartas de final do Habawaba 2014, começou apenas 1 hora e 30 minutos após o termino do ultimo jogo de disputa das 8º de finais, o que deu muito pouco tempo para as equipes descansarem, desta vez a ABDA teve pela frente a equipe italiana Swim Academy, uma equipe tão forte fisicamente quanto o duro time de Heliópolis, e as emoções desta partida se repetiram, com ambas as equipes marcando pesadamente, e se esforçando ao maximo, o placar foi de igual para igual até os últimos segundos, com um gol marcado de um lado, e logo depois do outro, encerrando o jogo no tempo normal empatado em 4 a 4.

Novamente a ABDA estava em uma disputa de pênaltis, que foi marcada por grande torcida presente no local, encantada pela emocionante partida que havia terminado. Mas que infelizmente não terminou com um bom resultado para a equipe bauruense, que perdeu nas disputas por pênaltis por 4 a 3, e conquistou a 5º posição do Habawaba 2014, por sua excelente campanha nas fases classificatórias.

Este resultado histórico marca a quarta participação da ABDA como representante do Brasil no Habawaba, e coloca ela como uma das 8 melhores equipes Sub-11 do mundo, o Habawaba reuniu 120 equipes de 16 países com os melhores do polo aquático mundial.

A ABDA conta com o auxilio de seus parceiros: Pernambucanas, BNP Paribas, Zopone Engenharia e Comercio LTDA., Grupo Multicobra, Tilibra, Semel, Tiliform, BTC de Campo, Multsoft, Escola Guedes de Azevedo e Z-Incorporações.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web