Logo ABDA

Goleiro da ABDA disputa as principais competições do mundo com a seleção

Goleiro da ABDA disputa as principais competições do mundo com a seleção
Polo Aquático Data da publicação20/08/2014

Após os excelentes resultados conquistados pelas equipes da ABDA no primeiro semestre de 2014, o mês de Julho é marcado pelo período de férias das principais competições nacionais e estaduais, com os treinos focados no aprimoramento físico e preparação para o segundo semestre.

Mas Julho também é o período das competições internacionais de seleções, entre os dias 8 a 15 de Julho a seleção brasileira Sub-19 de Polo Aquático foi até a cidade de Riverside na Califórnia disputar o Campeonato Pan-americano de Polo Aquático, e entre os atletas que compõe a seleção está o jogador da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) Leonardo Fernandes, de apenas 17 anos, mas com 1,96 de altura, é goleiro e já está integrando a seleção de base do Brasil a cerca de 2 anos, e já carrega na carreira os títulos de Campeão Sul-americano e Pan-americano de Polo Aquático com a seleção.

Neste ano em Riverside não conseguiram repetir o feito de ganhar a competição como no ultimo ano, pois foram superados pelos Estados Unidos por 10 a 9 na final e ficaram com a medalha de prata na competição.

Após a competição nos Estados Unidos, a seleção passou uma semana treinando no Rio de Janeiro e foi para a cidade de Szeged na Hungria disputar o torneio Pré-Mundial Junior, e fez ótima campanha e encerrou a sua participação na 3º colocação, atrás somente das equipes da Hungria e Croácia, principais centros de polo aquático do mundo.

Continuando essa grande jornada, Leonardo Fernandes e a seleção foram para Istambul na Turquia disputar o Mundial Junior, competição promovida pela FINA, entidade máxima dos esportes aquáticos no mundo, e que reúne as 20 melhores equipes de polo aquático da atualidade divididas em 4 grupos de 5 times.

Junto com o Brasil no Grupo C, estão as seleções da África do Sul, a dona da casa Turquia, e as fortíssimas seleções da Itália e Rússia. E o Brasil entra na competição como  forte candidato a disputa das primeiras colocações.

A estreia do Brasil no Mundial foi contra a atual campeã Itália, em um jogo de emocionante, decidido apenas no ultimo minuto, com a vitória da Itália por 9 a 8. O segundo jogo do Brasil foi um passeio sobre a África do Sul, com um vitória contundente de 15 a 4.

O terceiro jogo do Brasil na competição era a chave da classificação da equipe para disputar as primeiras colocações da competição, mas a adversária da vez foi a Turquia, equipe dona da casa, que contou com a colaboração da arbitragem, expulsando no inicio do jogo os principais jogadores brasileiros e abrindo caminho para a vitória da Turquia por 19 a 16. Esta derrota abalou a equipe brasileira, que no dia seguinte teve a forte equipe da Rússia pela frente e não conseguiu jogar o seu melhor e foi derrotada novamente.

Com este resultados a equipe do Brasil terminou a fase de grupos na quarta colocação e só restou a equipe a disputa da 13º a 20º colocação do Campeonato.

Nesta segunda fase o Brasil não encontrou nenhum adversário no mesmo nível e venceu facilmente as equipes do Irã, Egito e Kazaquistão, ficando assim com a 13º colocação no Mundial Junior de Polo Aquático.

Leonardo Fernandes, o paredão Bauruense, conheceu o polo aquático na ABDA e está conosco desde o inicio do Projeto Futuro, e é um dos grandes exemplos de como o esporte pode modificar a vida de uma pessoa e proporcionar grandes experiências e novas oportunidades.
Acessibilidade LER TELA
ABDA Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados 2RS Soluções Web